• I Encontro Nacional de Irmãos Leigos Franciscanos Quinta-feira, 03/09/2015 às 17:43:00

    Onésimo Neto

    Estarão reunidos entre os dias 4 e 7 de setembro, no seminário Santo Antônio de Agudos (SP), os irmãos leigos dos quatro ramos franciscanos: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) e Terceira Ordem Regular (TOR), para o 1º Encontro Nacional de Irmãos Leigos Franciscanos, com o tema: A dimensão laical do frade franciscano: historia, espiritualidade e perspectivas.

     

    O objetivo geral do evento, além de promover a convivência Fraterna entre os irmãos é de identificar o que é próprio do irmão franciscano, buscando através da história da Ordem e sua espiritualidade, despertar novas perspectivas para a difusão do carisma e missão dos franciscanos.

     

    Frei Jaime Batista Tavares OFM, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, que faz parte da equipe de preparação e organização do encontro, afirma que “trata-se de um encontro histórico por ser a primeira vez no Brasil que os frades de vocação laical dos quatro ramos se reúnem. Na oportunidade partilharemos experiências e refletiremos sobre aspectos comuns do nosso ser franciscano”. Da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil também estarão presentes Frei Daniel Ramos OFM e Frei Flávio Noleto OFM.

     

    “Para mim é uma alegria muito grande! É uma oportunidade única e riquíssima para ampliar os laços fraternos tanto com os frades de outras províncias da minha Ordem, como com frades dos outros três ramos franciscanos”, ressaltou Frei Jaime. E concluiu com um olhar esperançoso para a Ordem Franciscana, ao dizer da impressão que teve nos momentos preparativos do evento “Já nos dois encontros de preparação para o encontro que aconteceram em março e junho, tive a oportunidade de perceber que juntos temos muito mais força e entusiasmo para fortalecer o carisma franciscano no Brasil”.


    Crédito/foto: www.reprotercatolico.com.br